A NZeTA - New Zealand Electronic Travel Authorization é a nova autorização eletrônica de viagem para a Nova Zelândia que se tornou obrigatória aos viajantes brasileiros a partir de 1 de Outubro de 2019, sendo esta viagem por via aérea ou marítima.
Em meados de Agosto de 2019, a Imigração da Nova Zelândia disponibilizou na internet o formulário para o novo sistema de liberação de visto eletrônico de turista conhecido como NZeTA que significa Autorização Eletrônica de Viagem para a Nova Zelândia.
Brasileiros viajando para a Nova Zelândia ou em trânsito pelo aeroporto internacional de Auckland indo para algum outro país devem possuir a NZeTA.
Além da NZeTA, os passageiros brasileiros com destino a Nova Zelândia também deverão pagar a IVL (Taxa Internacional de Turismo e de Proteção Ambiental da Nova Zelândia).
Tanto a NZeTA quanto a IVL têm validade de dois anos e podem ser utilizados em inúmeras visitas a Nova Zelândia dentro desse período. A NZeTA e a IVL estão vinculadas ao passaporte utilizado na solicitação da NZeTA, sendo assim, são válidos por dois anos ou enquanto o passaporte estiver válido, o que ocorrer primeiro.
A IVL também se tornou obrigatória a partir de 1 de Outubro de 2019 e é solicitada juntamente com a NZeTA.
Tanto a NZeTA quanto a IVL têm validade de dois anos e podem ser utilizados em inúmeras visitas a Nova Zelândia dentro desse período. A NZeTA e a IVL estão vinculadas ao passaporte utilizado na solicitação da NZeTA, sendo assim, são válidas por dois anos ou enquanto o passaporte estiver válido, o que ocorrer primeiro.
A IVL também se tornou obrigatória a partir de 1 de Outubro de 2019 e é solicitada juntamente com a NZeTA.
Para solicitar a Autorização Eletrônica de Viagem para a Nova Zelândia, é necessário:
• possuir passaporte de cidadania brasileira, este deverá ter data de validade de no mínimo 6 meses a contar da data planejada de embarque,
• estar em ordem com a polícia federal do Brasil,
• estar viajando para a Nova Zelândia a passeio, negócios ou para estudos de curto prazo,
• estar em boas condições de saúde.
Brasileiros não precisam de solicitar a NZeTA quando já tiverem o visto tradicional de turista para a Nova Zelândia.
• Dados pessoais do(s) solicitante(s),
• RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro de Pessoa Física),
• Passaporte a ser utilizado para a viagem, este deverá ter data de validade de no mínimo 6 meses a contar da data planejada de embarque.
• Cartão de crédito para pagamento da taxa de serviço de visto e taxas consulares a serem pagas a imigração da Nova Zelândia perante a solicitação da NZeTA.
Na maioria das vezes, a liberação da NZeTA é um processo rápido, mas também pode levar até 72 horas ou mais do momento de sua solicitação. Sendo assim, é importante que solicite a sua NZeTA a partir do momento que começar a planejar a sua viagem para a Nova Zelândia.
O visto eletrônico(NZeTA) e a taxa IVL passaram a ser obrigatórios em 1 de Outubro de 2019, portanto, para evitar desgaste emocional ou gastos desnecessários com cancelamento ou adiamento de passagem aérea envie sua solicitação o quanto antes.
Todos os passageiros viajando por via aérea ou marítima e que:
• visitarem a Nova Zelândia ou que estiverem em trânsito pelo Aeroporto Internacional de Auckland e que sejam portadores de passaporte de um dos países com isenção de visto,
• estiverem transitando pelo Aeroporto Internacional de Auckland e que possuírem passaporte de um dos países com isenção de visto de trânsito (Por ex: vai para Austrália e passará por Nova Zelândia),
• tenha um visto de residente permanente da Austrália.
Se você planeja embarcar em um cruzeiro marítimo com destino a Nova Zelândia, é possível que necessite de uma NZeTA (New Zealand Electronic Travel Authority) ou de um Visto Comum de Turista.
A partir de 1 de Outubro de 2019, passageiros que possuírem passaporte de um dos países com isenção de visto não precisarão solicitar o Visto Comum de Turista mas sim uma NZeTA antes de viajar para a Nova Zelândia.
Países com isenção de visto
Passageiros de Cruzeiros Marítimos de um dos países que necessitam de Visto Comum para a Nova Zelândia devem solicitar pela NZeTA ou pelo Visto Comum de Turista. Passageiros de países que necessitam de Visto Comum de Turista e que estarão viajando por via aérea para embarcar em um Cruzeiro Marítimo ao desembarcar na Nova Zelândia, deverão solicitar pelo Visto de Turista Traditional.
Você não precisa de uma NZeTA para viajar para a Nova Zelândia se você:
• solicitar um visto comum da Nova Zelândia antes de viajar,
• já possui um visto válido na Nova Zelândia,
• for cidadão da Nova Zelândia viajando em:
- um passaporte da Nova Zelândia ou
- um passaporte estrangeiro com um endosso da Imigração da Nova Zelândia confirmando que você é um residente permanente ou cidadão da Nova Zelândia,
• for um cidadão australiano viajando em um passaporte australiano.
Você pode preencher o formulário em inglês baixando o aplicativo para o seu celular ou através do site da Imigração ou ainda se preferir, pode preencher o formulário em português através da página vistonovazelandiaeta.com
A NZeTA custa:
• NZD $ 17 para solicitação enviada através do Aplicativo da Imigração ou
• NZD $ 23 para solicitação enviada através da página da Imigração na Internet.
A IVL custa:
• NZD $ 100 para cada pessoa viajando para a Nova Zelândia e é cobrada juntamente com o NZeTA.
A NZeTA e a IVL podem ser usadas para várias visitas dentro do período de 2 anos.
A Nova Zelândia possui um trâmite específico para liberar a entrada de pessoas ao país. A solicitação de um visto de viagem pode ser muito burocrática e complicada, e quando não solicitada corretamente, pode representar custos desnecessários ao solicitante, sem mencionar o desgaste emocional e o tempo que será gasto planejando o preparo de todo processo.
Um visto negado, seja por erro de preenchimento no processo ou por falta de apresentação de documentos, pode resultar não somente em prejuízo ao solicitante onde terá que pagar pelas taxas consulares novamente, mas também terá a primeira avaliação negativa fornecida pela imigração da Nova Zelândia vinculada ao seu nome e passaporte.